quarta-feira, 4 de março de 2015

HOMEM DE LATA


Um dos personagens principais do filme "O Mágico de OZ" (1939), o foi interpretado pelo ator Jack Haley. O ator Buddy Ebsen foi originalmente escalado para interpretar o papel, mas a maquiagem do personagem, que continha pó de alumínio, foi parar nos pulmões dele. Ebsen teve que ser levado às pressas para um hospital e foi obrigado a desistir do personagem. O estúdio teve que chamar Haley às pressas para assumir o papel do Homem de Lata.

ORIGEM DO PERSONAGEM

No romance original de L. Frank Baum, 'The Wonderful Wizard of Oz', de 1900, o Homem de Lata era um Munchkin chamado Nick Chopper. Depois desse livro, ele reapareceu em muitos outros livros de Oz. Chopper era lenhador, assim como fora seu pai. Um dia ele se apaixonou por uma donzela Munchkin chamada Nimmie Amee, que prometeu se casar com ele assim que ele tivesse dinheiro para comprar uma casa para os dois. A garota vivia com uma velha que a explorava nos serviços da casa, e não queria que ela se casasse.

A velha foi então até a Bruxa Má do Leste, e prometeu duas ovelhas e uma vaca se ela impedisse o casamento. A bruxa colocou um encanto no machado do lenhador, e quando ele foi cortar uma árvore, o machado decepou uma de suas pernas. Ele foi então até um ferreiro, que fez uma perna de lata para ele.

O lenhador continuou tentando cortar árvores, pois precisava do dinheiro para comprar a casa. Cada vez que tentava, o machado cortava um pedaço de seu corpo, que era substituído por uma prótese feita de lata. Após muitas machadadas, quando ele finalmente perdeu o corpo todo - foi substituído por um corpo de lata - , perdeu também o coração, e com ele o amor pela garota. Ele precisava então de um coração para voltar a amá-la.

Um dia, voltando para casa, pegou uma forte tempestade e ficou todo enferrujado até ficar durinho. E foi assim que ele foi encontrado por Dorothy e pelo Espantalho, e rumou com eles para a Cidade das Esmeraldas em busca de um coração.

O Mágico, que era um farsante, acabou dando-lhe um relógio em forma de coração, condecorando-o como o mais terno e sentimental dos amigos de Dorothy. O Homem de Lata apareceu na maioria dos livros de Oz que se seguiram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário