quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CEDRAZ


Antônio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido por “Cedraz”, é o criador e autor da “Turma do Xaxado”. Para quem ainda não conhece, é através do trabalho deste desenhista, que a cultura brasileira (particularmente a do nordeste brasileiro) chega, diariamente, às mãos de milhares de leitores em todo o país, através de tirinhas em jornais e revistas. Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles, o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá - MG, em 1989; cinco troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002, 2003 e 2005), além do Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”. Artista plástico, formado pela UFBA, é contemporâneo de Maurício de Souza e Ziraldo.



essa manifestação de afeto não tem preço!!!



Xaxado de 2cm



primeiro autógrafo, em 2000



Entre fotos e troféus (e, claro, o seu Miudín).

Hoje eu tive o prazer de "re"conhecer o Cedraz. Digo reconhecer porque já o havia conhecido anos atrás, mas de maneira rápida, sem poder falar muito do meu carinho e admiração por sua obra. Hoje eu abracei, contei que seus personagens marcaram minha infância e até hoje são para mim referência na ilustração (para quem não sabe, também sou ilustrador - embora essa seja um atividade à qual desisti de me dedicar). Saí da casa do Cedraz muito feliz, sabendo que ambos ganharam um novo amigo. E parafraseando um conhecido dele, o Sérgio: "Cedraz é um dos maiores exemplos de perseverança que conheço. Num país onde um único desenhista de quadrinhos, a saber Maurício de Souza, conseguiu conquistar uma parcela de mercado e milhares desistiram, o que Cedraz conquistou, os prêmios, os reconhecimentos da crítica e dos leitores, têm um gosto de vitória delicioso. Cedraz, porém, não parou e quem o conhece sabe: ele vai mais longe ainda". Essa é a minha homenagem a esse artista que honra o Nordeste como ninguém. Obrigado, meu amigo. Em nome de todos os amantes dos quadrinhos.

2 comentários:

  1. Linda a obra e o Miudin do Cedraz. Já pensou em criar a Turma da Mônica do Maurício de Souza? Estou pensando em fazer a "Turma da Mônica Jovem", que acha? Como sempre, linda a sua arte. Eu babo!

    ResponderExcluir
  2. [b]legal cara..muito lindo o seu trabalho!!

    ResponderExcluir