sexta-feira, 28 de junho de 2013

SARAJANE





Sarajane foi cantora dos Novos Bárbaros e já era conhecida na Bahia, mas o reconhecimento nacional deu-se em carreira-solo (1986), quando a Polygram Music (hoje Universal), apostou em um novo ritmo o então desconhecido Axé Music, junto com grandes nomes da música baiana como Luís Caldas, Ricardo Chaves, Olodum, Banda Beijo, Cheiro de Amor conseguiu explodir em todo Brasil o ritmo, seu primeiro grande clássico foi "A Roda". Essa canção estourou e lhe rendeu uma série de participações nos programas de televisão e nas rádios brasileiras e um disco de platina duplo por mais de 600 mil cópias vendidas. Em 1987, o programa Fantástico da Rede Globo fez o lançamento do videoclip da música A Roda.
 
Fez sucesso também com Vale (1986) e voltou ao topo das paradas com Ela Sabe Mexer (Abre a roda morena, Roda de samba, Beco do amor 2) em 1989. Tem mais de 25 anos de Carnaval soteropolitano, tendo puxado blocos consagrados como Camaleão, Novos Bárbaros, Coruja, Papa e Internacionais. Ao longo de sua carreira gravou 13 discos. Entre os vários prêmios, ganhou o de melhor cantora de trio elétrico nos anos de 1988, 1989, 1990 e 1991. Posou nua para a revista Playboy em julho de 1990.
 
Hoje em dia concilia a carreia de cantora com a ONG "Fundação ACASA", onde promove a integração das crianças com atividades artísticas. A Acasa oferece cursos em diversas áreas e ultimamente passou por sérias dificuldades financeiras. Localizada no bairro Santo Antônio, num prédio cedido pelo Governo do Estado da Bahia através do IPAC, a ONG é administrada pela cantora e atualmente conta apenas com o apoio da comunidade. Querendo contribuir com doações e/ou divulgação, os contatos estão abaixo. Seu Miudin faz uma homenagem a duas de suas canções: ela está "abrindo a roda" e há um "côco" no chão (outra de suas canções que ficou famosa nas rádios). Sarajane é uma amiga que admiro muito pela humanidade e trajetória. Merece não só o meu reconhecimento, mas o de todos os apreciadores da Axé Music, por ter sido uma das maiores difusoras do gênero, e por doar seu tempo e energia àqueles que precisam. Beijos, minha linda!

* * *