sábado, 23 de março de 2013

FRITZ PERLS



Friederich Salomon Perls (Berlim, 8 de Julho de 1893 — Chicago, 14 de Março de 1970), também conhecido por Fritz Perls, foi um psicoterapeuta e psiquiatra de origem judaica que, junto com sua esposa Laura Perls, desenvolveu uma abordagem de psicoterapia que chamou de Gestalt-terapia. Fritz propôs o conceito de que o desenvolvimento psicológico e biológico de um organismo se processa de acordo com as tendências inatas desse organismo, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente e também criticava a psicanálise antes mesmo do surgimento da Gestalt-Terapia, podendo ser observado em sua primeira publicação: "The Ego, Hunger and Aggression"(1942), no qual critica a teoria psicanalítica com base em pesquisas sobre percepção e motivação. Neste livro Fritz lança uma importante discordância teórica com relação à psicanálise: a idéia de que a base da agressão e do sadismo está na fase oral e não na fase anal do desenvolvimento infantil. É também neste livro que Perls lança alguns conceitos básicos do que seria, mais tarde, a Gestalt-terapia: a realidade do aqui e agora, o organismo como totalidade, a unidade organismo/meio, a dominância da necessidade emergente e uma reflexão sobre o conceito de agressão, que é entendida como uma força biológica importante para o crescimento. Um ano após sua publicação foi fundado o Gestalt Institute of New York centro especializado no desenvolvimento da Gestalt-Terapia. É importante salientar que Gestalt e Gestalt-terapia são conceitos diferentes.

quinta-feira, 14 de março de 2013

WAGNER MOURA - VERSÃO 2




A primeira celebridade a ganhar pela segunda vez um MIUDINS (exatamente dois anos depois do primeiro), e alguém que merece MUITO: o querido Wagner Moura sempre me recebe com um sorriso enorme e simpatia do mesmo tamanho. Simplesmente o meu ator favorito. Não há outra forma de descrever a admiração que sinto pelo talento e versatilidade desse ator (que nos tempos de jornalismo chegou a trabalhar com o meu pai!). São tantos os trabalhos marcantes que ficaria difícil citar todos (ou um só), então deixo aqui meus favoritos: a série Sexo Frágil, os filmes Tropa de Elite (1 e 2), Carandirú, Saneamento Básico, VIP's e o recente filme A Busca. E ainda ganhei uma dedicatória especial, em uma foto: "Querido, obrigado por mais um mimo. Abraços, Wagner Moura". Sucesso sempre, em cada passo de sua vida e carreira, amigo.

terça-feira, 5 de março de 2013

LARANJA MECÂNICA




Laranja Mecânica (Clockwork Orange) é um filme de Stanley Kubrick, de 1971 e baseado no livro de Anthony Burgess. Uma obra original e bastante crítica. Recebeu prêmios como, Melhor Filme e Melhor Direção pela Associação dos Críticos de Cinema de Nova York e quatro indicações ao Oscar, entre elas, Melhor Filme. Alex (Malcolm McDowell), o MIUDIN representado, é o líder de uma gangue de jovens que cometem delitos graves na cidade, como assaltos, espancamentos e estupros.

segunda-feira, 4 de março de 2013

EDDIE - IRON MAIDEN




Eddie the Head ou Edward the Head é o mascote da banda de heavy metal Iron Maiden. Ele é uma figura constante nas capas dos álbuns da banda, como em seus shows. Derek Riggs se baseou em uma propaganda de guerra publicada durante a Guerra do Vietnã. Eddie surgiu de uma ideia muito simples de um cenógrafo chamado Dave Beasly que gostava de usar sucata em seus trabalhos. De início, Eddie ainda não tinha nome e era apenas uma cabeça gigante, monstruosa e metálica, montada num canto do palco de um dos primeiros shows dos Iron Maiden. A peça havia sido construída por um aluno de uma escola de arte e Dave Beasly a instalou sobre um suporte metálico, fazendo com que ela parecesse animada, usando luzes e sangue falso, bombeando através dos orifícios da carranca. Nos espectáculos seguintes, o cenário mudava, porém a grande cabeça metálica estava sempre presente e cada vez com maior destaque.