sexta-feira, 31 de maio de 2013

JOÃO BARONE - PARALAMAS




João Alberto Barone Reis e Silva (Rio de Janeiro, 5 de agosto de 1962) é um baterista brasileiro, membro do grupo Os Paralamas do Sucesso. Considerado um dos melhores bateristas do Brasil, costumava ser chamado por Herbert Viana como "as baquetas mais velozes da América Latina"'. João Barone não é um músico freelancer, mas foi convidado para gravar com artistas e grupos como Ultraje a Rigor, Marina Lima, Lenine, Rita Lee Zizi Possi, entre outros. Barone também produziu a banda Conexão Japerí, com Ed Motta e Los Djangos. Em 1995, lançou uma vídeo-aula (João Barone da o toque) onde mostra sua técnica e explica as batidas de seus principais sucessos com o Paralamas.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

DOBBY, O ELFO-DÓMÉSTICO



Elfos-domésticos são criaturas ficcionais na série de livros Harry Potter. Eles são pequenos humanóides – mas marcadamente diferentes de humanos – que passam suas vidas servindo uma família ou instituição. A não ser que sejam libertados, seus descendentes vão continuar suas tarefas e a servir a família. Eles não apresentam uma cultura própria e existem somente para servir. Elfos domésticos usam coisas como fronhas de travesseiro no lugar das roupas porque eles não podem ganhar roupas. Se um mestre presenteia um elfo doméstico com roupas, este estaria livre e poderia deixar a família para sempre. A maioria dos elfos domésticos ficaria ofendida em receber roupas, pois isso poderia significar que eles falharam ao servir seus mestres, mas alguns (como Dobby) gostam de ser libertados. No entanto, Dobby não faz questão de ter um salário alto por trabalhar em Hogwarts (em o Cálice de Fogo Dobby diz que ele recusou o salário de 10 galeões por semana e preferiu ganhar 1 galeão por semana). Elfos-domésticos possuem seu próprio tipo de magia, diferente da usada por bruxos e bruxas, a qual eles geralmente usam para servir seus mestres. Dobby, no entanto, usava sua mágica para motivos próprios. Além de outras coisas, essa magia permite que os elfos viagem para outros lugares, numa maneira similar à Aparatação, mas eles conseguem fazer isso dentro de Hogwarts, mesmo quando Aparatar não é possível lá. Como consequência de sua pequena estatura, ou talvez sua biologia única, elfos domésticos podem se embriagar tomando cerveja amanteigada, a qual bruxos humanos (inclusive crianças) bebem em grande quantidade sem nenhum efeito colateral. A caracterização de um elfo doméstico feita por J. K. Rowling foi inspirada nos legendários elfos e duendes.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

STITCH



Personagem do filme da Disney "Lilo & Stitch", Stitch é um alienígena, criação ilegal de Jumba, um brilhante cientista que o programou para ser um destruidor indomável. Por isso, o tribunal de extraterrestres condena a pequena criatura a viver em exílio, onde não possa causar danos a ningém. No entanto, ele é inteligente demais para ser preso e se refugia no planeta Terra, onde conhece Lilo, uma menina havaiana que procura um amigo compreensivo e carinhoso. 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

GRAÚNA



Graúna é uma tira de cartuns do desenhista Henfil que era publicada no jornal O Pasquim. A tirinha falava sobre problemas políticos no Nordeste do Brasil, e seus personagens eram a Graúna, o Bode Orelana e o nordestino Zeferino. Através de sátiras e ironias, Henfil criticava o governo brasileiro e sua forma de agir. Graúna era uma espécie de voz ajuizada do grupo, e seu desenho era feito de forma simples e ligeira, traço econômico característico de seu autor: a avezinha mais parecia um ponto de exclamação, do qual saíam duas perninhas e os grandes olhos. Nordestina típica e estereotipada, Graúna vivia com fome, além de sempre criticar o "Sul Maravilha" com questionamentos políticos que seus companheiros nunca sabiam responder. Se não era alienada, Graúna entretanto estava tão envolvida em seus próprios problemas (como chocar os ovos), que não tinha como levar a termo suas revoltas. Fazendo contraponto à ironia do bode Francisco Orelana, era sem dúvida o desenho mais marcante do cartunista, morto em 1988.