segunda-feira, 28 de maio de 2012

OBELIX


Obelix é um personagem de histórias em quadrinhos criado em 1959, na França, por Albert Uderzo e René Goscinny. É o melhor amigo do personagem principal (Asterix) e possui uma força sobre-humana, pois caiu em um caldeirão de poção mágica do druida Panoramix quando era criança, recebendo o poder dela indefinidamente. Suas maiores diversões são atacar as legiões romanas causando enorme terror aos legionários, e claro, fazer uma boa refeição, de preferência javalis assados, que devora com enorme apetite. Ele exerce a atividade de escultor e distribuidor de menires. Desde o álbum "A Volta à Gália", ele adotou Ideiafix, um cãozinho inteligente e ecologista (odeia quando derrubam alguma árvore). 

quinta-feira, 24 de maio de 2012

FILHOS DE GANDHY


O afoxé Filhos de Gandhy, fundado por estivadores portuários da cidade no dia 18 de fevereiro de 1949, tornou-se o maior e dito o mais belo Afoxé do Carnaval da Bahia, em Salvador. Constituído exclusivamente por homens e inspirado nos princípios de não violência e paz de Mahatma Gandhi, o bloco traz a tradição da religião africana ritmada pelo agogô nos seus cânticos de ijexá na língua Iorubá. Utilizaram lençóis e toalhas brancos como fantasia, para simbolizar as vestes indianas. Tornou-se o mais famoso e o maior dos Afoxés da Bahia, que conta com aproximadamente 10.000 integrantes. Tradicionalmente a 'fantasia' contém, além do turbante e das vestimentas, um perfume de alfazema e colares azul e branco. Os colares já são conhecidos tradicionalmente por "colar dos filhos de Ghandy", que são oferecidos para os admiradores como forma de desejar-lhes paz durante o carnaval e ao longo do ano. As cores dos colares são um referencial de paz e o afoxé enfoca Oxalá, que é o Orixá maior. O branco e o azul intercalados é o fio-de-contas do Oxalá menino, o Oxaguiam, que correspondem: o branco a Oxalufon seu pai e o azul a Ogum de quem é inseparável; as contas são amuletos da sorte. E cada um usa de acordo com a indumentária, da maneira que se achar elegante, não existe quantidade fixa de contas para cada colar, nem quantos colares se deve usar.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ANTÔNIO CONSELHEIRO


Antônio Vicente Mendes Maciel (Vila do Campo Maior, 13 de março de 1830 — Canudos, 22 de setembro de 1897), mais conhecido na História do Brasil como Antônio Conselheiro, foi um líder social brasileiro. Figura carismática, adquiriu uma dimensão messiânica ao liderar o arraial de Canudos, um pequeno vilarejo no sertão da Bahia, que atraiu milhares de sertanejos, entre camponeses, índios e escravos recém-libertos, e que foi destruído pelo Exército da República na chamada Guerra de Canudos em 1897. A imprensa dos primeiros anos da República e muitos historiadores, para justificar o genocídio, retrataram-no como um louco, fanático religioso e contra-revolucionário monarquista perigoso.