quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CEDRAZ


Antônio Luiz Ramos Cedraz, mais conhecido por “Cedraz”, é o criador e autor da “Turma do Xaxado”. Para quem ainda não conhece, é através do trabalho deste desenhista, que a cultura brasileira (particularmente a do nordeste brasileiro) chega, diariamente, às mãos de milhares de leitores em todo o país, através de tirinhas em jornais e revistas. Com seus desenhos e histórias, ganhou prêmios e menções honrosas em concursos e exposições no Brasil e exterior, entre eles, o troféu como destaque no 2º Encontro Nacional de Histórias em Quadrinhos, realizado em Araxá - MG, em 1989; cinco troféus HQ MIX (1999, 2001, 2002, 2003 e 2005), além do Prêmio Ângelo Agostini de “Mestre do Quadrinho Nacional”. Artista plástico, formado pela UFBA, é contemporâneo de Maurício de Souza e Ziraldo.



essa manifestação de afeto não tem preço!!!



Xaxado de 2cm



primeiro autógrafo, em 2000



Entre fotos e troféus (e, claro, o seu Miudín).

Hoje eu tive o prazer de "re"conhecer o Cedraz. Digo reconhecer porque já o havia conhecido anos atrás, mas de maneira rápida, sem poder falar muito do meu carinho e admiração por sua obra. Hoje eu abracei, contei que seus personagens marcaram minha infância e até hoje são para mim referência na ilustração (para quem não sabe, também sou ilustrador - embora essa seja um atividade à qual desisti de me dedicar). Saí da casa do Cedraz muito feliz, sabendo que ambos ganharam um novo amigo. E parafraseando um conhecido dele, o Sérgio: "Cedraz é um dos maiores exemplos de perseverança que conheço. Num país onde um único desenhista de quadrinhos, a saber Maurício de Souza, conseguiu conquistar uma parcela de mercado e milhares desistiram, o que Cedraz conquistou, os prêmios, os reconhecimentos da crítica e dos leitores, têm um gosto de vitória delicioso. Cedraz, porém, não parou e quem o conhece sabe: ele vai mais longe ainda". Essa é a minha homenagem a esse artista que honra o Nordeste como ninguém. Obrigado, meu amigo. Em nome de todos os amantes dos quadrinhos.

CHUCK - BRINQUEDO ASSASSINO



Chuck, o Brinquedo Assassino, é um dos personagens de terror mais assustadores do mundo do cinema (antes de morrer, um psicopata agarra-se a um boneco e entoa um cântico vodu. Incorporado ao brinquedo, ele volta a cometer crimes pela vizinhança). Chuck completou 20 anos em setembro de 2008. Essa foi uma das primeiras miniaturas que eu fiz, mas ainda não havia postado aqui. Você pode ter íncones do cinema e da TV na estante do seu quarto: encomende já um Miudín do seu personagem favorito.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ENTREVISTA DO MARCUS BABY


O meu querido amigo e talentosíssimo (e famoso!!) customizador de bonecos Marcus Baby deu uma entrevista essa semana para o site Lote Cultural e citou as minhas miniaturas como uma das suas fontes de inspiração. Confiram o trecho em que ele cita os Miudíns:


Para ler a entrevista na íntegra (realizada por Leonardo Melo Salo), clique aqui:

domingo, 25 de outubro de 2009

JUDITE






" Judite quer chorar, mas não consegue! " é um quadro coreográfico, solo, de Edu O. Ele é dançarino, artista plástico e arteterapeuta. Em suas madrugadas costumava escrever textos e hoje costuma sair por aí contando a vida de Judite (e tem se dado bem com isso). Ele acha que ela não sabe, mas está enganado. Ela é ele!!! Judite é uma lagarta que se recusa a virar borboleta porque tem medo do mundo que a espera. Coitada, nem percebe que já se transformou e que a vida é assim. Hoje, Judite completa três anos de existência e essa miniatura é a minha homenagem a esse artista talentoso, exemplo de vida e arte... e a essa personagem que encanta a todos que a conhecem. Parabéns a ambos!!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MÁRCIA CASTRO



A baiana Marcia Castro começou a cantar em 1995, aos 16 anos. Obstinada, estudou canto e violão. Tanta dedicação rendeu frutos: em 2003, ganhou o Troféu caymmi de Cantora Revelação e cantou "Insensatez" ao lado da cantora argentina Mercedes Sosa, em Roma. Seu primeiro álbum, Pecadinho, mistura novos compositores baianos à vanguarda da música brasileira. Uma artista que adoro e homenageio com este Miudín.


E o autógrafo também foi inesquecível:
"Caio, que lindo seu trabalho! Emocionante. Beijos, Márcia Castro. 18.10.2009."


FRED MERCURY PRATEADO




Um dos personagens do humorista Eduardo Sterblitch no programa Pânico, o Fred Mercury Prateado inferniza a vida das celebridades e seguranças de eventos, ao lado de Amaury Dumbo.

sábado, 17 de outubro de 2009

HARILDO DEDA



Harildo Deda é sem dúvidas um dos maiores atores e diretores da Bahia e do Brasil. Na TV, participou de grandes obras, como Dona Flor e seus Dois Maridos, e O Pagador de Promessas. No cinema, integrou o elenco de filmes consagrados, como Pindorama, Tieta do Agreste e Cidade Baixa. No teatro, então, nem dá pra contar. É uma das maiores referências do teatro na Bahia e um ser humano fantástico, de humildade equivalente ao seu talento.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ADMIRAÇÃO MÚTUA




Não há nada melhor do que homenagear alguém que a gente admira e sentir que a pessoa curtiu o presente. Assim foi com o artista Marcus Baby, de Natal, de quem eu virei fã desde que vi seu magnífico trabalho (customização de bonecos em celebridades). Quando ele conheceu os Miudíns que faço, ligou pra mim e foi questão de segundos para nos tornarmos "amigos de infância". Nem bem terminei o Miudín dele (pra vocês terem uma idéia, nem tive tempo de enviar a miniatura pra ele, ainda), e o Baby me faz uma puta homenagem em seu blog. Acima, vocês conferem uns trechos. Para ver a matéria na íntegra (e, de bandeja, a bela coleção de bonecos customizados dele - e é só pra babar mesmo, viu? Pois é um acervo pessoal, ele não vende nem aceita encomendas), basta clicar no link abaixo. Amigo, obrigado por tudo mesmo, viu? Sucesso... hoje e sempre!!!

.

O AMOR ESTÁ NO AR





O amor está no ar: essas miniaturas foram encomendas do namorado que, literalmente, entrega seu coração pra sua amada. Siga o exemplo desse apaixonado e presenteie quem você ama com um Miudín, o presente criativo e inesquecível.


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

PROGRAMA VIRTUALL


A jornalista Luciana Oliveira, de Natal, fala sobre o Miudín do Marcus Baby em seu site, Programa Virtuall:

"Homenagem para Marcus Baby
Marcus Baby recebeu uma homenagem de um artista plástico baiano, chamado Caio Muniz, de 29 anos. Ele postou em seu blogger uma miniatura do nosso querido Marcus Baby, que é um grande talento potiguar. Leia palavras do Caio: 'Residente em Natal, Marcus Baby é o melhor customizador de Barbie do mundo, transformando as bonecas em celebridades nacionais e internacionais, como Madonna, Baby do Brasil, Michael Jackson, Fred Mercury, Elza Soares, Rita Lee e tantos outros. Além de um colega de arte, Marcus é um novo amigo que já gosto muito. Sucesso, meu velho! Hoje e sempre.'. Assim fica os parabéns ao Caio pela sua iniciativa, e valorização dos artistas brasileiros.
Luciana Oliveira"

WAGNER TRINDADE


O ator e humorista Wagner Trindade, fala sobre o Miudín do seu personagem Menino Gabriel, em seu blog:
"Menino Gabriel em miniatura!! Na apresentação dos Pândegos em Salvador, tive o grande prazer de receber a miniatura do Menino Gabriel feita pelo Caio Muniz. Segue aí o blog do Caio para vocês conherem um pouco mais do trabalho desse grande artista. Valeu Caio!!!"

Link: http://wagnertrindade.blogspot.com/2009/10/menino-gabriel-em-miniatura.html

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

MARCUS BABY





Residente em Natal, Marcus Baby é o melhor customizador de Barbies do mundo, transformando as bonecas em celebridades nacionais e internacionais, como Madonna, Baby do Brasil, Michael Jackson, Fred Mercury, Elza Soares, Rita Lee e tantos outros. Além de um colega de arte, Marcus é um novo amigo que já gosto muito. Sucesso, meu velho! Hoje e sempre.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

FUDÊNCIO








Protagonista do desenho animado que leva o seu nome, Fudêncio é sarcástico, macabro, cínico e sem-vergonha. Ele está longe de ser um herói de desenho exemplar. Em qualquer escola normal, esse garotinho com tachinhas na cabeça estaria na sala da diretoria. Mas na EEPSG José Mojica Marins, Fudêncio é aclamado como herói, mesmo com seu vocabulário resumido a "mimimi mimi" (que todos entendem perfeitamente, já que cada ritmo é uma palavra). Sempre se dando melhor que Conrado nas brincadeiras, Fudêncio já foi piloto, general do exército, revolucionário politico, etc.

domingo, 11 de outubro de 2009

DANI CALABRESA






Ontem eu estava notando uma certa semelhança entre uma noivinha (caricaturada) que fiz para uma cliente, e a humorista e apresentadora Dani Calabresa. Não é que parece mesmo?

sábado, 10 de outubro de 2009

JOGADORA de BOLICHE


O cliente que encomendou essa miniatura sugeriu apenas uma bola de boliche na mão da garota. Mas eu achei que outra bola no chão e alguns pinos de boliche dariam uma atmosfera maior do esporte. E vocês, o que acharam?

Michael Jackson


Sempre curti a música de Michael Jackson, principalmente Thriller e Ben. Quando comecei a fazer miniaturas, a dele foi uma das primeiras. E hoje, após a morte dele, essa miniatura do Michael tem um significado ainda maior, pois é uma homenagem (e olha que fiz antes de ele ter morrido) ao que ele representa hoje no mundo da música.

FREDDY KRUEGER


Freddy Krueger é personagem do filme A Hora do Pesadelo (que teve várias sequências) e era um vilão que, quando foi apanhado e queimado vivo. Após a sua morte, voltou através dos sonhos dos filhos daqueles que o queimaram, em busca de vingança. Sem sombra de dúvidas, um dos ícones do gênero terror.
Novidade: Acabei de saber que uma nova adaptação da origem de Freddy acaba de ser gravada e tem sua estréia prevista para 2010.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

domingo, 4 de outubro de 2009

OS PÂNDEGOS




Essa semana, Wagner Trindade e Dig Dutra estiveram em Salvador com o delicioso espetáculo de humor "Os Pândegos". Fui prestigiar os talentosos atores e levei para eles miniaturas do Menino Gabriel e da Abadia - personagens dos respectivos. Muito bom conhecer quem a gente admira e poder homenageá-los com algo que realmente faz a diferença. Invista nessa idéia: encomende um Miudín para dar a quem você gosta.